Abaixo a gente está alimentando uma lista com todo o histórico de reuniões e encontros havidos nesses anos todos, desde 2009, quando o grupo de pesquisa foi criado (inicialmente éramos professores envolvidos com a implementação do laboratório e da formação em antropologia visual ao nível de graduação). São registros já antigos, incompletos e na maior parte manuscritos. Fazer esse histórico, contudo, é um jeito de mostrar um pouco das idéias e desejos que já surgiram nessa caminhada. Impulso para seguir adiante. Então aí está, de modo resumido: com a data e uma síntese dos principais temas tratados no dia. [página em construção/edição]
25set2009 – Planejamento de oficinas de fotografia e de edição – vontade e estimativa de custos para trazer Eduardo Coutinho para um atividade em Rio Tinto com estudantes – perspectivas para fazer contato e promover atividades e/ou parcerias com outros núcleos de antropologia visual: LAV-UFPE; LISA-USP; NAVISUAL-UFRGS.
15out2009 – Revisão e conferência de listas com materiais já solicitados e a serem solicitados para o futuro Laboratório de Antropologia Visual Arandu (prédio ainda em construção no bloco dos laboratórios do Campus IV).
28out2009 – Planejamento e organização dos trabalhos para a Mostra Jean Rouch na Paraíba, em parceria com o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC): transporte dos alunos, revisão dos programas detalhados de cada dia da Mostra, articulações (Jornal da Paraíba, União…) para divulgação, etc. – temas para pesquisa: Glauber Rocha, Jean Rouch e o cinema novo na Paraíba; possíveis filmagens realizadas ou encomendadas pela família Lundgren? – conversas iniciais para elaboração do regulamento do futuro Laboratório de Antropologia Visual Arandu – planejamento de oficina de câmera.
16nov2009 – Revisão de lista de vídeos para serem adquiridos para o futuro Laboratório de Antropologia Visual Arandu – perspectivas de realização da Mostra Jean Rouch na Paraíba (em parceria com o NUDOC/UFPB) em 2010.
30abr2010 – Observações para os primeiros trabalhos audiovisuais de conclusão de curso de estudantes – atividade em parceria com o NAVISUAL-UFRGS, prevista para o próximo ano – proposta de roteiro para pós-produção das filmagens realizadas durante a Mostra Jean Rouch na Paraíba.
27ago2010 – Organização do cronograma de inauguração do Arandu. Análise de propostas de exposições fotográficas, filmagens e projeções.
26nov2010 – Planejamento da inauguração do Arandu prevista para o dia 03mar2011.Analise as formas de divulgação por redes digitais (site, blog, email), organização do acervo, equipamentos e grupos de pesquisa. Alunos têm até o dia 29nov para se inscrever na oficina pedagógica.
11mar2011– Revisão da documentação necessária para retirada de equipamento do laboratório (filmes, câmeras, etc). Outros tópicos abordados foram sobre as reuniões dos projetos de pesquisa e fechamento da programação de inauguração.
27mai2011 – Seleção de filmes a serem exibidos em sessões especiais no Arandu, para incentivar discussões sobre documentário, cinema e vídeo.
09mar2012 – Discussão sobre a visita fotográfica ao cemitério. Trabalho de revisão de relatórios (erros e correções apontadas previamente). Divisão de tarefas até a próxima reunião. Luana: buscar outras historias de vida, sistematização do acervo; Mariana: fazer uma visita à escola indígena local e refletir com Luan sobre as filmagens com Seu Luis, fazer entrevista com a profa. Kelly e avançar na sistematização dos conteúdos do fundo SEAMPO; Danilo: observar e relatar a presença de imagens no cotidiano dos colaboradores da rua do Tambor.
21set2012 – Organização do histórico de pesquisas e eventos do laboratório Arandu. Reflexões sobre organização do acervo em fundos de pesquisas. Lilian ficou responsável pelo funcionamento do laboratório como estagiária.
28set2012 – Discussão sobre constituição de campo imagético, pranchas fotográficas e foto-elicitação.
05out2012 – Discutimos o capítulo II de Marcus Banks (interessado em projetos de pesquisa de doutorado em mídia visual, particularmente etnografias de produção e o consumo de mídia). Referências para a gravação, estudos de som, de cenas, animação de fotos, legendas, etc.. Discussão a respeito de gravar em lugares públicos e sobre o nível de conformidade em relação com a câmera, tal como percebido por cada estudante.
07nov2012 – Digitalização de slides e vídeos.
09nov2012 – O objetivo dessa reunião foi organizar e estimar o tamanho de nosso acervo digital e físico. Discussão sobre ética de uso e finalidades do material acervado. Atualização do diretório na página eletrônica do CNPq. Também aproveitamos a reunião para um breve exercício de construção de roteiro e estudo de personagens.
18jan2013 – Os backups foram instalados, totalização de fotografias. Foram determinadas datas para entrega de materiais, exemplo: digitalizações, mais video Suruí e catálogo do blog adicionando Cartas para Angola. Participaram: Danilo, Luana, Muniz e Caio.
10mai2013 – Reunião geral do AVAEDOC.
8mai2013 – Imagéticos (pesquisa) audiovisual, fotografias e filmes, foi apresentado os filmes completos editados que foram trabalhados durante o ano anterior, e sonoros. Pensamos que são arquivos excelentes para organização dos nossos acervos.
13mai2013 – Organização do acervo patrimônio e processo, memória como narrativa – patrimônio. Discutimos também sobre a antropologia online. Muniz trouxe para a discussão pontos sobre a memórias do mundo e tecido memória, pensando na fabrica de tecido da região. Aline falou sobre suas notas para o diário de campo, falou um pouco da assembleia contra a PEC, onde não queriam deixar os estudantes entrarem pois disseram que sentiam-se ameaçados de invasão.
15mai2013 – Texto de M. Agier em “Além dos Territórios”.
17jun2013 – Analisar texto com o Caio e ajudar a fazer Backup.
01jul2013 – Hoje percebemos que temos o total de 26… e decidimos começar a deixar textos no Arandu para consulta e xerox.
26fev2014 – Reorganização da sala de processamento, ler Flusser completo, e pedir suporte ao T.I .
12mar2014 – Divisão de tarefas para que não fique apenas um trabalho com apenas uma pessoa, e conseguimos dividir as atividades como um grupo, catálogo de filmes e colocar em capas de DVDs (dura), resumo e ficha para leituras e digitalização VHS. Tivemos a entrada de 2 VHS, percebemos que estavam com muito mofo, um deles estava solto na rebobinagem o outro não girava, decidimos então desmontar-los. Continuação do capítulo 1 de Flusser. Outros pontos discutidos na reunião foram sobre musica e performance, estágio, e fichamento das leituras Potiguara.
O2abr2014 – Analise do Cap. 2 de Flusser e organização do acervo.
16abr2014 – Proposta de filmes nas escolhas e expo: Séculos Indígenas, analise de textos, fotos, objetos e instalações de várias etnias e acervos.
28abr2014 – Discussão do filme “Side by Side” .
04jun2014 – Oficina: Introdução ao Software Final Cut – Browser, Cortes e Links.
11jun2014 – Continuamos a leitura de Flusser (Caps. 6 e 7).
02jul2014 – Discutimos sobre a imagem do índio no Brasil, problemas éticos das narrativas.
09jul2014 – Trabalhando com técnicas de edição de vídeos.
23jul2014 – Planejamento da gravação do 7deSetembro. Recolhendo informações históricas dos ultimos eventos ocorridos no desfile, a fanfarra de Rio Tinto surgiu em 84. Para a produção do video foi feito um estudo cujo principal objetivo é analisar os angulos, efeitos, luz e sombra, entre outros aspectos antes de fazer a gravação. Na mesma reunião fizemos o agendamento com a banda municipal e marcamos as datas de filmagem.
30jul2014 – Encontro com o Porã CA de Antropologia do nosso campus IV, e encontro com Tamara e Jaqueline do PET para colaboração na pesquisa com o fundo SEAMPO/ GT Potiguara.
13ago2014 – Averiguações para submissão de trabalhos na 29a RBA, foi comentado sobre alguns critérios como expressão do aluno, gramática, bibliografia a partir do tema e às normas, ampliação da visão da antropologia visual. Elaboração da arte visual do Arandu.
20ago2014 – Continuação dos estudos de coerência biográfica em forma de etnobiográfia e subjetivação. Divisão de trabalho para os suportes de T.I dividindo em três areas, software, analista e rede. O STI (CPSI) é quem fornece domínio hospedado nos servidores da UFPB, criando um banco de dados, pensando em pedir aos alunos de sistema fazer projeto de sites.
27ago2014 – Conceitos éticos e estéticos no cinema etnográfico.
03set2014 – Estudos sobre método exploratório e interpretação de história de vida.
26fev2015 – Prêmio P.V – ABA, formatação de filmes. Planejamento de atividades para antes do São João: Cine Aruanda (Tintin e Cineclube – Socio-ambiental) , publicidade e divulgação dos filmes que produzimos, levar alunos de Rio Tinto para mesa de encerramento. Mostra AVARAN e conferência – colóquio, analise de recursos para projeção e audio.
26fev2015 – Planejamento da semana do índio, qual acontecera um dia antes do Sarau em nosso campus. Definição da data de reuniões, quais aconteceram toda primeiro quinta e toda ultima quinta do mês. Sugestão de estamos mais envolvidos cobrindo eventos e disponibiliza-los em DVDs. Dia 16 de abril acontecera o Cine pela Verdade, exibição do filme Em Busca de Iara do diretor Flavio Frederico.
16abr2015 – Configuração de equipamentos e backup para PPV – R.T .
21mai2015 – Agendamento das reuniões do AVAEDOC, 1ª e 3ª quinta de cada mês. Chegada dos novos equipamentos de informática para o nosso laboratório de pesquisa, listagem de equipamentos que precisamos pedir, convidar pessoas que estejam interessadas a fazer parte do grupo de pesquisa, gerenciamento das áreas de trabalho: Projeto (Grupo de Pesquisa, Extensão, Disciplinas, TCC, CNPq, e IC) – fazer backups por período.
18jun2015 – Listagem das pesquisas que estão em andamento: Incorporação da Mãe d’Água; Publico e privado para mulher e homem operário, criação no grafite; Escola privada e publica: gênero, violência, criança que tomam tarja preta. Planejamento das atividades que ocorreram no sábado, será uma experiência aberta dividida em três fases: concepção, produção, e pós-produção. Também discutido as pautas a serem mencionadas no sábado: câmera como objeto de fala; dinâmicas para tomadas; e o principio de economia da filmagem.
02jul2015 –
16jul2015 – Reflexões na forma de pensar ao pensar nas gravações, primeiro limpar e separar em unidades menores [sequências], segundo organizar cronologicamente e rever, terceiro desorganizar para introduzir sentido.
06ago2015 – Discussão sobre ética em pesquisa, avaliar imagens/som/conteúdo e mutiturão de produção no campo.
20ago2015 – Apresentação de Memórias Retomadas, estudos sobre Dona Naninha e o Terço de São João. Analisando: rede de solidariedade; protagonismo do Terço; analfabetismo; canto e cantar. Planejamento para gravação adicionando som junto com a filmagem, enquadramento/ângulo. Outras pautas que trouxemos para a reunião, analise da comissão audiovisual RBA/mostras, VIMEO, wordpress, catalogar acervo, e PIBIC.
03set2015 – Entrega de uma copia de Memórias Retomadas.
17set2015 –
01out2015 – Estudos sobre Gênero e Infância na Escola, analisando comentários feitos sobre banda e dançarinos da região, planejamento de gravações.
15out2015 –
05nov2015 –
03dez2015 – Apresentação da vinheta e do filme do curso de Antropologia (Antropologia Campus IV – Rio Tinto). Analise da produção da filmagem “Um dia na Vida dos Índios Kaapor”. Digitalização de imagens e diálogo sobre as produções, projetos de extensão e pesquisas de outras universidades federais da região da Paraíba.
17dez2015 –
18fev2016 –
03mar2016 –
17mar2016 –
07/04/2016 – Preparação para a I Mostra Arandu (na 30a RBA), analise de critérios, produções audiovisual indígenas, inclusão de mulheres/negros/trabalhadores, eleições. Pesquisas etnográficas, presença dos realizadores e outros participantes (TV ABA, PPV na TV PVC, e TV UFPB), festival de arte (performances, dança, arte e filmes etnográfico). Balanceamentos dos custos. Exercício de T.E Audiovisual II – escolher uma dissertação pronta para desenvolver a gravação de um filme.
17mai2016 –
28mai2016 –
15set2016 – Analise da importância do som usado em filmes e documentários, um dos participantes do grupo de pesquisa relembrou como devemos nos questionar da importância de oficinas de som em nosso departamento. Outro ponto principal foi sobre como e o que é preciso para criar um bom roteiro, seja ele etno ficção ou documental ficção.
06out2016 –
11out2016 – Conversa com realizadores: encontro com Josep Juan Segarra (de 16:00 às 19:30). Questões gerais: O que motivou a decisão de fazer autoria – método. Fotografar. Colecionar. Participar.
13out2016 –
09fev2017 –
14fev2017 – Organização da estrutura do sítio eletrônico (menus, sub-menus, categorias e sub-categorias), foi adicionado o código de ética da ABA para o uso de imagens e produções audiovisual virtual, formulários de empréstimo de equipamentos, e a política de uso do Arandu.
02mar2017 – Mostra do Blog no Arandu, catálogo em PDF, vimeo, youtube. Analise de roteiro e documentário a ser produzido, definição de personagem, reações e reflexões de encenação.
23mar2017 –
28mar2017 – Entrevista com Március Freire. Festa das mulheres sem nome, O mestre e o divino, registro de rituais – tradição ou mito da imagem verdadeira (tradição permanente pois se transforma a cada ritual, rituais de origem, verdadeiros). Pesquisa de filmes etnográficos no Brasil. J. Collier e estudos de livros sobre cinema e antropologia. Descrever o visível.
06abr2017 – Organização dos registros e entrevistas da 30ª RBA. Repensar no recorte e articulação com as pesquisas e vocação do Arandu. Memória Visual – Casarão e Espaço de memória e jogos Indígenas, Arandu no mês do índio.
20abr2017 –
25abr2017 – [[[[Portaria do conselho administrativo, retroativa à 1ª reunião]]]]. Circulação de outras ideias, projetos, pessoas, e adicionar alunos do site do CNPq.
04mai2017 – Dinâmica do grupo, novos membros, novos projetos. Discutimos sobre as habilitações na graduação, planejamento de modificação do PPC – projeto pedagógico do curso de Antropologia, unificação das habilitações (Visual e Social) e modificação de turno, e a retirada de três cursos do CCAE.
18mai2017 –
01jun2017 – Festa da Padroeira, cenário tomadas rápidas de contextualização. Planejamento de ângulos a serem filmados, focar no cortejo e andar (precisão) chegada à igreja, canções cristãs, e no ápice da Festa da Padroeira que é a linha de frente. Pensar em nossas produções como cada filme uma artesania.
08jun2017 – Segunda reunião do mês de Julho, trouxemos a ideia de criar uma sítio eletrônico ou criar uma sub-categoria para cobrir eventos locais (TVARANDU). Analise de filmes como fenômeno cultural, através da Antropologia do Cine (Cine Antropológico) e processo de recepção. Todas as produções do feitas no laboratório são adicionas diretamente na página do AVAEDOC no canal do VIMEO.
03ago2017 – Apresentação de novos integrantes no grupo de pesquisa. Divisão de tarefas na criação de sítios eletrônicos do AVAEDOC, planejamos atuar mais virtualmente nas redes sociais, ex. Twitter, Instagram, Facebook, e WordPress. Planejamento para a data oficial de lançamento e divulgação do blog, inauguração do palacete em Setembro. Para finalizar a reunião foi apresentado um filme sobre o museu do Alto do Moura e entrevista com o autor Roberto Martins.
17ago2017 – Atividades integradas, alunos se reuniram para falar das produções dos alunos e do evento INTEGRART, apresentação de como usar a câmera “como olho” e planejamento do curso de extensão planejada por um integrante do grupo de pesquisa. Reflexões da pesquisa com um grupo local de músicos e dançarinos “We Are Hip Hop”. Lapinha do Alto de Tambá, Ser Vaqueira, Palco Preguiça, entre outras atividades também foram pautas discutidas nesse encontro.
3ago2017 – estudantes do primeiro período se somam ao grupo – parceria com a secretaria de cultura de Rio Tinto para utilização de vídeos e imagens pesquisadas em atividades culturais no “Palacete” em Monte-Mór – acompanhamento do Projeto para edição das “Conversas sobre antropologia visual” – apresentação do trabalho para o Inventário Nacional de Referências Culturais, desenvolvido por Darllan Neves junto ao bairro do Alto do Moura em Caruaru-PE.