A Balafon, associação cultural sem fins lucrativos, foi fundada em 2004, por profissionais de diversos campos das artes e das ciências humanas. Um de seus objetivos principais é a organização e disponibilização do acervo de documentos audiovisuais sobre a cultura brasileira, constituído pelo sócio-fundador Djalma Corrêa, percussionista e pesquisador, bem como o contínuo enriquecimento deste acervo, por meio de novas pesquisas e documentação, e os diversos modos de aproveitamento desses materiais, seja no campo da produção de conhecimento científico, seja no campo da criação artística.
A Balafon vem trabalhando na organização do acervo Djalma Corrêa, na pesquisa e documentação em imagem e som da cultura brasileira e na discussão do cinema documentário.
Entre 2004 e 2014, a Balafon foi dirigida por Djalma Corrêa e Juliana Araujo, que hoje compõem seu comitê de coordenação de projetos, ao lado de Cecília de Mendonça e Michel Marie.
A diretoria foi assumida, em 2014, por Flau Márcia, Ana Macedo e Gustavo Campos.
[Fonte: Texto Original do Site – http://www.balafon.org.br/index2.html%5D
A Balafon foi nossa parceria principal, juntamente com o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC), na realização de 4 eventos da maior importância para a gente: A Mostra de Cinema Jean Rouch (2010), a Mostra de Cinema Pierre Perrault (2012), o Seminário “Cinema e experiência Varan” (2015) e a “Mostra e Colóquio Internacional de Cinema Varan“(2016).